Conheça 5 métodos incríveis para medir a produtividade da equipe
8 de novembro de 2017Saiba o que são modelos mentais e porque são importantes para empresas
23 de novembro de 2017Afinal, o que é perfil comportamental?
Todo profissional tem uma maneira única de lidar e levar o dia a dia no trabalho, e seu comportamento vai variar de acordo com a personalidade, vivência e currículo. Entender melhor nosso comportamento como seres humanos é pré-requisito para a produtividade de uma equipe.
Por isso, neste artigo, vamos definir o que é um perfil comportamental e os tipos que costumam ser encontrados nas empresas para que você possa obter resultados mais significativos com seu time. Vamos lá?!
O que é um perfil comportamental?
Como já mencionamos, procurar conhecer e entender o comportamento humano é fundamental para que se possa respeitar as diferenças e, então, ter uma convivência mais saudável, gerando um ambiente mais agradável e harmonioso.
O estudo do perfil comportamental nada mais é do que uma maneira de analisar e decifrar quais são os comportamentos predominantes nas pessoas e, portanto, é um diferencial muito importante no desenvolvimento dos colaboradores e no auxílio da contratação de candidatos para uma vaga específica.
É por meio dessa análise que será possível ver além das competências de um futuro funcionário; suas habilidades normalmente vêm descritas no currículo e, para escolher aquele vai se integrar melhor à sua equipe, conhecer suas características pessoais facilita o processo.
Vamos agora aos 4 perfis presentes no ambiente corporativo e à importância de cada um deles, acompanhe.
Quais são os tipos de perfis?
Executor
Aqui se encaixam aqueles que são ambiciosos, objetivos, extremamente focados e com alto poder de concentração. São independentes, competitivos e precisam de liberdade para trabalhar e atingir suas metas.
Os executores são importantes para contornar as dificuldades e manter a produção do time, mas é necessário ficar atento a exageros para não haver intimidação entre os funcionários e evitar conflitos desnecessários.
Comunicador
Os comunicadores são pessoas muito carismáticas, criativas e persuasivas, trazendo muito entusiasmo, união e motivação para seus colegas de trabalho; são ótimos para promover a socialização nas equipes. No entanto, é comum apresentarem dificuldade no cumprimento de cronogramas e normas, precisando de alguém para orientá-los e cobrar resultados.
Planejador
Esse costuma ser menos comunicativo, mas nem por isso deixa de ser de fácil convivência. Os planejadores são calmos e passam confiança, por isso são muito efetivos na resolução de conflitos e na manutenção do equilíbrio da equipe.
Seu maior defeito pode ser a falta de produção de resultados satisfatórios, diante disso precisam ser guiados por pessoas de perfil mais dominante.
Analista
Os analistas são organizados, detalhistas e meticulosos, por isso costumam ser muito perfeccionistas. Portanto, são muito efetivos no controle de tarefas e rotinas repetitivas, além de apresentarem ótimos resultados na definição, avaliação e aperfeiçoamento de tarefas.
Seu maior defeito é o pessimismo, o que é uma consequência de sua constante busca pela perfeição e o alto grau de exigência consigo mesmo.
Com todas essas informações, percebe-se a importância da definição de cada tipo de comportamento de seus funcionários dentro do ambiente de trabalho, bem como saber trabalhar as características de cada um deles da melhor maneira possível. Para a implementação desse tipo de análise, há testes e relatórios que devem ser feitos regularmente.
Agora que você já sabe o que é perfil comportamental e todas as suas nuances, aproveite para ler esse outro artigo e entenda o que é o assessment — uma ótima ferramenta para integrar seu conhecimento e gerir sua equipe de maneira ainda mais eficiente! Até a próxima.