Saiba como usar inteligência relacional no processo de liderança
28 de novembro de 2017Companhia Energética do Maranhão – Cemar : Feedback A arte de ensinar e aprender
7 de dezembro de 2017Uma gestão de tempo eficiente, permite organizar e planejar o modo como você divide o seu foco entre as atividades rotineiras. Não se trata apenas de estabelecer prioridades, cumprir com obrigações ou gerenciar a agenda. Fazer a gestão de tempo requer mudanças no modo como você se concentra nas atividades e nos resultados que deseja obter.
Fazer uma gestão de tempo eficiente em sua vida profissional possibilita ganhos, também, na esfera pessoal. Você reduz significativamente a quantidade de estresse, ansiedade, surpresas, imprevistos, retrabalho, tempo perdido, esforço e problemas. Adquire-se, desse modo, mais qualidade na sua rotina.
Continue a leitura e saiba como fazer uma gestão de tempo eficiente. Obtenha, por meio dela, os melhores resultados!
Faça e utilize listas
A sua memória pode ser excelente, mas você não deve contar apenas com ela para fazer a gestão de tempo. Nos dias em que dormimos mal, por exemplo, a memória tende a falhar. Por isso, faça e utilize listas. Em uma agenda, elabore o planejamento para o ano todo — inclusive diariamente. Liste coisas a fazer e pessoas com quem deve falar.
As listas são excelentes para profissionais com rotina intensa, como você. O uso regular delas oferece uma segurança adicional aos seus compromissos, evitando perdê-los.
Delegue tarefas
Avalie a sua posição dentro da companhia e observe o quanto você centraliza as decisões. Lembre-se de que os seus colaboradores foram contratados exatamente para ajudá-los, portanto, confie neles e delegue mais tarefas. Concentre-se nas questões estratégicas para a empresa, deixando o restante nas mãos de outros profissionais.
Quem delega tarefas não está fugindo da própria responsabilidade. O excesso de centralização pode ser extremamente prejudicial para a sua rotina.
Reduza a quantidade de reuniões
Todos sabem da importância que você tem para a organização, mas isso não pode significar a sua presença em um monte de reuniões que, na maioria das vezes, são improdutivas. Avalie quais são os encontros dos quais participará. Cobre dos responsáveis pela organização uma pauta sobre o que será abordado em cada um deles.
Monte uma boa equipe de colaboradores para representá-lo em algumas reuniões. Alinhe com eles os pontos que devem ser tratados e divida o seu ponto de vista.
Limite o seu tempo para os demais
Essa dica tem muito a ver com a questão da centralização. Ao exigir que tudo passe pela sua mesa, automaticamente, você dá a entender que tem tempo livre para tratar dos assuntos. Por isso, estabeleça os momentos em que os demais podem falar com você, para que, assim, consiga dar o foco necessário em seu trabalho.
Apenas tome o cuidado para que essa atitude não soe arrogante, muito menos que dê a entender que a comunicação com você é excessivamente vertical.
Evite ser multitarefa
Parece básico, mas muitos profissionais não seguem essa regra. Em vez de começar todas as atividades ao mesmo tempo, experimente terminar o que já estava em andamento. Por esse motivo, delegar tarefas é uma atitude que deve fazer parte do seu cotidiano. Dedique-se ao máximo para não falhar em suas atividades.
Ser multitarefa, até pouco tempo, era visto como ponto positivo pelas organizações. Hoje, não mais. Seja muito bom em poucas tarefas, em vez de ser mediano na maioria.
Use ferramentas de organização
A tecnologia está entre nós exatamente para tornar o nosso cotidiano ainda mais prático e funcional, portanto, pesquise e adote ferramentas de organização. Elas possibilitam a automatização de processos, a organização e a centralização das atividades em uma mesma interface, e reduzem etapas complicadas, permitindo o uso de indicadores de desempenho e integrando sistemas e equipes.
Desse modo, torna-se possível criar métricas para a sua gestão — exatamente o suporte que você necessita para se certificar sobre os resultados alcançados. Isso significa mais tarefas executadas, tempo livre, oportunidades e melhor reputação.
Gostou do nosso post sobre gestão de tempo? Se você deseja ter acesso a outros conteúdos como o deste artigo, curta e siga a nossa página no Facebook.