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21 de novembro de 2017Medir a produtividade da equipe é um dos aspectos mais importantes da gestão de pessoas, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Com essa medição, é possível reconhecer os funcionários, bem como traçar planos de melhoria para o futuro.
Via de regra, o nível de produtividade nas empresas é considerado baixo. Estima-se que apenas 39% do expediente é produtivo, segundo matéria da Exame. Outra pesquisa, realizada pela Microsoft, afirma que ao menos 17 horas semanais são improdutivas.
A questão é: como medir a produtividade da equipe? É preciso calcular o número de horas trabalhadas ou os resultados entregues? Criamos este post para tirar essas dúvidas. Com ele, você vai descobrir 5 métodos incríveis para aplicar. Boa leitura!
1. Calcule o índice de absenteísmo
Tempo de trabalho e produtividade são coisas diferentes, mas, muitas vezes, seguem de forma proporcional. Isso quer dizer que as equipes mais produtivas também são aquelas que chegam mais cedo e saem mais tarde, sem medo de colocar a “mão na massa”.
Por esse motivo, se faz necessário identificar o percentual de absenteísmo (que representa o total de faltas e atrasos). Para tanto, basta dividir o número de horas não trabalhadas pelo total de horas efetivamente trabalhadas pelo time e, depois, multiplicar por cem.
2. Avalie o número de metas alcançadas
Boas metas contribuem para o crescimento da empresa, mas isso todos já sabem. A questão é que elas também podem ser usadas como métricas de produtividade, avaliando se os profissionais estão realmente produzindo o que deveriam produzir.
Avalie as metas dos três últimos meses de cada equipe, identificando se elas foram ou não alcançadas. Se foram, excelente, é sinal de que o time é produtivo. Senão, é preciso identificar se não há algo de errado com a meta ou com a motivação dos colaboradores.
3. Use o método de Jack Walch
Jack Walch é considerado um dos maiores executivos de todos os tempos e ficou à frente da General Eletric por mais de 20 anos. Para avaliar a produtividade dos seus funcionários, ele usava duas variáveis: os valores da empresa e o número de resultados.
Esse método ficou conhecido como os “4 colaboradores de Jack Walch”, pois, ao cruzar as variáveis, é possível identificar 4 tipos de colaboradores:
- os que abraçam valores e entregam resultados;
- os que não abraçam valores, mas entregam resultados;
- os que abraçam valores, mas não entregam resultados;
- os que não abraçam valores nem entregam resultados.
4. Mensure a conversão de vendas
O sucesso de uma venda não é responsabilidade apenas do time de vendas, mas da empresa de um modo geral (da recepção ao pós-venda). Por essa razão, é importante calcular a taxa de conversão e identificar se ela está de acordo com as expectativas.
Para tanto, basta relacionar o número de propostas feitas ou a quantidade de clientes atendidos às vendas fechadas em um período específico. Esse cálculo pode ser feito por equipe ou por unidade de negócio, como achar mais conveniente. No final, será possível julgar o grau de produtividade.
5. Insira um cliente misterioso
Outro método bastante eficaz é o uso de clientes misteriosos, que podem servir com olhos e ouvidos do líder da equipe. Dessa forma, é possível avaliar aspectos como: prontidão, qualidade do atendimento, perspicácia na negociação, habilidade técnica da equipe, etc.
Ao aplicar esses métodos, será possível ter uma visão muito mais clara do time, avaliando se eles têm uma performance adequada. Também será possível criar estratégias para incentivar ou eliminar determinados comportamentos, como o uso de recompensas ou novos treinamentos.
Veja, agora você está por dentro do assunto e sabe como medir a produtividade do time. Aproveite para deixar seu comentário em nosso artigo. Conte-nos suas dúvidas, sugestões ou experiências sobre o assunto. Vamos lá!