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18 de outubro de 2017Você sabe o que é cultura de accountability? E o que isso tem a ver com o alcance de um desempenho superior tanto dos colaboradores quanto da própria empresa?
Modelo de comportamento profissional que pode ampliar os resultados de sua empresa, o accountability pode e deve ser estimulado e valorizado. Confira neste post o que é esta tendência que pode impactar positivamente os resultados da sua empresa.
O que é o accountability
O termo accountability não tem uma tradução para a língua portuguesa. Mas seu significado está relacionado com a responsabilidade, a iniciativa e a capacidade de apropriar-se das demandas e desafios que aparecem.
Em uma empresa que consegue cultivar uma cultura de accountability os colaboradores apresentam um comportamento diferenciado em relação às tarefas e necessidades da organização. Pode-se dizer que um profissional com accountability enxerga a organização com o “olho do dono”.
Dessa forma, ele consegue atuar de maneira mais proativa diante dos problemas e trabalha de forma incessante em busca de soluções concretas. Ele se sente responsável por aquela demanda em vez de procurar alguém ou alguma área para que possa transferi-la.
Cultura da busca de resultados
A cultura de accountability pressupõe uma série de comportamentos que se diferenciam na busca de resultados. O sentimento de posse sobre os destinos da organização, o comprometimento com o seu sucesso e a determinação em buscar soluções para qualquer tipo de dificuldade caracterizam a forma de agir do profissional com accountability.
No livro The Oz principle, considerado um manual completo do accountability, os autores Rogger Connors, Tom Smith e Craig Hickman, apontam comportamentos positivos frente aos desafios que surgem e que alavancam a cultura de accountability, chamados de ‘acima da linha’. Este é modo de agir desejado para que alcance um desempenho superior.
Em contrapartida, a negação ou a transferência de responsabilidade materializam o comportamento “abaixo da linha”, prejudicial à organização e, por consequência, ao próprio profissional. Os autores listam ainda um terceiro comportamento possível, daqueles que ficam “na linha”, cumprindo apenas o limite de suas tarefas, sem superar o desempenho dele esperado.
Etapas Essenciais
Dessa forma, é possível traçar quatro etapas essenciais para que se tenha accountability:
- ver (see it): refere-se à capacidade de identificar e compreender uma determinada situação, estando aberto a outros pontos de vista e feedbacks para melhor formar seu juízo sobre a dimensão e importância deste desafio.
- assumir (own it): está relacionado ao ato de responsabilizar-se por aquela demanda, comprometendo-se com seu sucesso ou seu fracasso, de forma alinhada com os objetivos e metas da empresa.
- resolver (solve it): em vez de listar os motivos para a não solução do problema ou tentar transferir a outros a responsabilidade por ele, é preciso buscar resolvê-lo, independente dos obstáculos encontrados ou dos riscos a ele inerentes.
- fazer (do it): por fim, é preciso colocar em prática a solução mais adequada, arcando com seus resultados, sejam eles positivos ou negativos, mas manter um comportamento “acima da linha”.
Estes são os principais aspectos que é preciso considerar ao implantar uma cultura de accountability em sua empresa. O sucesso nesta empreitada pode alavancar os resultados de seus colaboradores e representar um salto significativo no desempenho da organização.
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