Conheça as características marcantes de 4 maiores líderes
12 de julho de 2017Você sabe a importância do ambiente de trabalho harmonioso?
17 de julho de 2017Nada define melhor a competência de um gestor do que a capacidade de tirar o melhor de sua equipe. Essa, porém, não é uma tarefa fácil. Especialmente quando pensamos nos diferentes perfis entre os profissionais de uma empresa.
Agora imagine como tudo seria mais fácil e produtivo se você pudesse mapear essas características e, a partir delas, montar equipes, fazer contratações e planejar treinamentos combinando esses perfis para maximizar a performance de todos. Para saber como, você precisa entender o que é Assessment.
Em uma tradução simples para o português, Assessment seria Avaliação. No entanto, na gestão de pessoas, essa palavra tem um sentido mais amplo. Quer saber mais sobre esse conceito, como funciona e quais seus benefícios? Continue lendo que vamos explicar com mais detalhes.
O que é Assessment e como pode ser adotado?
Podemos dizer que Assessment é um conceito amplo, por trás do qual está uma série de ferramentas de avaliação e análise. Seu objetivo é identificar e mapear competências, talentos, vocações, afinidades, comportamentos e potencialidades de cada indivíduo.
A partir dessa análise é possível, por exemplo, recrutar e selecionar com mais objetividade, planejar equipes mais bem engajadas, mais eficientes e estimular atitudes produtivas.
A adoção das melhores ferramentas, entre as muitas disponíveis, vai depender de fatores específicos. Profissionais capacitados para implementação de técnicas de assessment podem definir quais são as mais indicadas para cada caso.
No entanto, de forma geral, o processo de aplicação pode ser dividido em quatro grandes fases, que veremos no próximo tópico.
As quatro fases de aplicação do Assessment
1. Entrevistas de mapeamento
Realizadas individualmente, seus resultados são analisados e interpretados para traçar perfis comportamentais. Além disso, cria-se um banco de informações que permite uma visão global.
2. Recursos de coaching
Por meio de ferramentas de coaching, são identificados aspectos que afetam o comportamento do indivíduo. Entender motivações, crenças e valores ajuda no direcionamento adequado.
3. Questionário Assessment
As respostas serão a base para identificar tendências comportamentais, competências a serem potencializadas e níveis de stress. Além de vários elementos emocionais.
4. Feedback para aperfeiçoamento
Cada profissional recebe um feedback individual. É um processo de autoconhecimento a partir do qual pode explorar e potencializar suas características positivas e desenvolver melhor ou corrigir os aspectos a serem trabalhados.
Vantagens e benefícios da aplicação do Assessment
Do recrutamento eficiente ao desenvolvimento de equipes otimizadas, conheça algumas vantagens desse método:
- traça perfis completos, tanto de candidatos como de colaboradores;
- identifica uma vasta gama de competências e comportamentos que podem ser mais bem desenvolvidos;
- apresenta relatórios que formam um amplo banco de informações para análises futuras;
- seus resultados são bem fundamentados, o que facilita a aceitação dos respectivos feedbacks;
- possui ferramentas flexíveis, facilmente adaptadas à realidade de cada empresa;
- identifica e ajuda o desenvolvimento de lideranças, melhorando o clima organizacional;
- ?dá mais agilidade para as tomadas de decisões na gestão de pessoas.
Como todo bom gestor sabe, a qualidade do capital humano de uma empresa é fundamental para o seu sucesso. Por isso, a adoção de recursos que aperfeiçoem e otimizem esse capital se torna cada vez mais indispensável.
Agora que você já sabe o que é Assessment e dispõe do conhecimento básico sobre essa ferramenta, nos siga no Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter! Assim, você estará sempre atualizado sobre as melhores práticas.