Desenvolvimento da Liderança – Coamo Agroindustrial Cooperativa
19 de outubro de 2017Qual é o novo papel do Líder na indústria 4.0?
20 de outubro de 2017O que é avaliação de desempenho e como fazer em minha empresa?
Se você sabe tudo sobre como engajar e motivar sua equipe, reconhecer resultados e aumentar a produtividade, você não precisa ler esse artigo. Mas se você tem dificuldades em alguns desses aspectos, então você precisa aprender o que é e como fazer uma avaliação de desempenho.
A avaliação de desempenho é um processo que avalia a evolução dos seus funcionários em um determinado período de tempo. Ela te ajuda a medir o quanto eles se desenvolveram, suas limitações e as metas atingidas. Esse processo também alinha os objetivos da empresa aos dos seus funcionários, deixando claro o papel de cada um na sua estratégia.
Por que usar uma avaliação de desempenho?
Aplicar uma avaliação de desempenho vai te ajudar a ter um maior conhecimento da sua equipe, para que você saiba os pontos fortes e fracos de cada um, e também do time como um todo. Além disso, vai deixar mais claro os pontos que merecem a sua atenção e que estão prejudicando a produtividade dos seus funcionários.
Por identificar pontos fortes e metas cumpridas, ela gera no funcionário um sentimento de reconhecimento do seu trabalho. Com isso, ela aumenta o engajamento e a motivação, elevando também a produtividade do colaborador. Mas você sabe como começar a utilizá-la? Calma, nós vamos te contar!
Como realizar uma avaliação de desempenho?
Se você já buscou informações sobre como realizar uma avaliação de desempenho, provavelmente percebeu que existem muitas técnicas. Elas podem te deixar um pouco perdido, tentando descobrir qual a melhor para a sua empresa. Por isso, vamos te explicar como cada uma funciona, suas vantagens e desvantagens, para que você possa fazer uma escolha mais consciente.
Avaliação 180º
Esse é o tipo mais tradicional de avaliar o desempenho dos funcionários. Ela consiste em pedir para que os gestores avaliem seus colaboradores, usando questionários ou entrevistas.
Além de ser simples de implementar, ela fornece uma avaliação do funcionário vinda da pessoa que o acompanha diariamente. Porém, dependendo do tipo de liderança desse gestor, sua avaliação pode ser incompleta. Além disso, ela não avalia o desempenho dos líderes.
Avaliação por objetivos
Essa avaliação foca mais nas metas atingidas do que no comportamento dos funcionários. Nela, toda a equipe – gestores e colaboradores – definem metas em conjunto. Essas metas refletem o desempenho que você espera em um determinado período de tempo. Após esse intervalo, todos avaliam quais metas foram atingidas.
Também é um método bastante simples e objetivo. Ela permite uma visão mais clara e quantitativa dos resultados daquela equipe. Porém, pode ser muito simplista. Isso porque, se as metas não forem estabelecidas corretamente, elas podem não refletir o real desenvolvimento do time.
Avaliação 360º
O diferencial da avaliação 360º é o fato de que o seu funcionário será avaliado por todas as pessoas que tem contato com ele. Ou seja, todos os colegas e líderes do colaborador respondem a um questionário sobre o seu desempenho. O mesmo questionário é aplicado no próprio colaborador para que ele avalie o próprio comportamento, proporcionando autoconhecimento.
Ela permite uma visão mais global do desempenho da equipe. Além disso, mostra para o colaborador o quanto a sua visão de si mesmo está alinhada com a visão que os outros têm dele, gerando maior consciência dos seus atos. Porém é uma avaliação mais demorada e trabalhosa, gerando muitos dados que precisam ser cruzados e analisados com calma.
Avaliação por competências
Esse tipo de avaliação é baseado na teoria de competências. Nela, o seu funcionário responde questões sobre o quanto seus colegas demonstraram determinadas competências no período de tempo estabelecido.
Ela possui uma vasta teoria embasando-a. Porém, para que gere resultados, é preciso que você entenda o conceito de competências e saiba exatamente quais delas são exigidas para cada função.
Após entender o que é avaliação de desempenho e as principais ferramentas disponíveis, você está pronto para potencializar seus resultados com esse processo. Analise a sua realidade e escolha a ferramenta mais adequada.
Gostou do artigo? Viu como a avaliação de desempenho é importante para a sua empresa? Agora é hora de aprender sobre como melhorar sua equipe através do Assessment. Confira!