Cultura de Accountability: o que é e como colocar em prática?
17 de outubro de 2017Desenvolvimento da Liderança – Coamo Agroindustrial Cooperativa
19 de outubro de 2017Profissional multitarefas: vantagem ou desvantagem?
Termo muito utilizado atualmente, o profissional multitarefas muitas vezes é disputado pelas empresas, graças à habilidade de assumir várias funções e exercer diversos tipos de trabalho. Porém, esse perfil de atuação está mais propenso a erros e a prejudicar até mesmo a própria saúde.
Como identificar essas pessoas e avaliar se elas são ideais para sua equipe? Conheça as respostas a essas questões neste post.
O que é um profissional multitarefas?
O profissional multitarefas é aquele capaz de assumir incumbências distintas ao mesmo tempo durante o dia de trabalho. Ele consegue desenvolver duas ou mais funções, procurando otimizar o tempo e dar conta de todas as demandas que aparecem na sua frente.
Essas pessoas costumam ser ágeis, dinâmicas e evitam a procrastinação. À primeira vista, parecem perfeitas para qualquer empresa, já que sua versatilidade permite que sejam encaixadas em diversos setores. Isso pode ser percebido principalmente em empresas pequenas, que contam com um número menor de funcionários.
Quais as vantagens desse profissional?
Com tanta habilidade e jogo de cintura, esse perfil de empregado tem total flexibilidade para se adaptar a novas tarefas. Muitas vezes, por medo de mudanças na rotina, um colaborador pode apresentar resistência para assumir novas responsabilidades e desafios, o que não acontece com o multitarefas. Ele é capaz de assumir novas funções e aprender diferentes habilidades.
Dessa maneira, esse profissional consegue desenvolver mais de uma competência, tornando-se mais completo e podendo ajudar a empresa em diversas situações. Isso pode prolongar sua permanência na organização e aumentar o seu valor dentro do mercado de trabalho.
Um multitarefas também otimiza seu tempo e é ágil na solução de problemas. Além disso, ele está conectado à agilidade e às mudanças rápidas que a tecnologia impõe hoje em dia.
E quais suas desvantagens?
Justamente pela rapidez com que exerce suas tarefas, esse profissional pode ter pouca atenção aos detalhes, muitas vezes deixando passar informações que podem trazer prejuízos à empresa. Não raro precisam refazer algum processo ou tarefa por ter negligenciado alguma etapa importante.
O profissional multitarefas também enfrenta dificuldades em se especializar em determinado assunto. Ao resolver tudo de maneira rápida e superficial, apenas para atender uma demanda do momento, o aprofundamento em algum assunto é deixado de lado.
Além disso, por acumular tantas tarefas, esse perfil de pessoa tem dificuldades em dizer não e pode acabar sobrecarregado. Com um ritmo tão intenso, pode ter até problemas sérios de saúde como Estresse, Síndrome de Burnout e Depressão. A qualidade de vida é afetada e, não raramente, ele leva questões do trabalho para casa e vice-versa.
Por mais que tenha capacidade de abraçar várias funções ao mesmo tempo, se não houver um filtro, em vez de oferecer resultados melhores, esse colaborador apresenta um índice de produtividade abaixo do ideal.
Um profissional multitarefas é vantajoso para a empresa?
Na hora de fazer a contratação e avaliar os candidatos para alguma vaga, procure saber primeiro que tipo de empregado você precisa no momento. Uma pessoa mais versátil e dinâmica atenderia melhor às necessidades ou o ideal é contar com alguém mais focado e atento aos detalhes?
Leve em consideração o setor em que essa pessoa vai atuar e o tipo de demanda que aparece constantemente, para entender qual perfil vai encaixar melhor na empresa. Há vários tipos de testes que ajudam a identificar quem é o profissional multitarefas e entender se ele é a contratação mais adequada e se trará bons resultados.
Siga a CLS do Brasil no Twitter, Facebook, YouTube e Linkedin e tenha acesso a mais informações sobre liderança e gestão de pessoas.