Quais são os impactos do líder coach para a rotina de trabalho?
4 de setembro de 2017Afinal, o que é e como trocar feedback? Entenda aqui!
20 de setembro de 2017Saiba como administrar equipes de alta performance.
Ter equipes de alta performance é uma grande oportunidade, pois elas são mais motivadas e entregam mais resultados. Contudo, é preciso saber como administrá-las, garantindo que mantenham o nível de entrega para a empresa.
Nesse processo, será preciso construir um forte senso de meritocracia, otimizar o diálogo dentro da empresa e implementar algumas outras ações. Pensando nisso, criamos um guia para você. Continue lendo e fique por dentro do assunto!
Gerencie as atividades diárias
A disciplina é uma das palavras mais importantes. Ela ajuda e entender as prioridades diárias e manter todos focados no que é realmente importante. Sem isso, mesmo as equipes de alta performance poderiam se perder em atividades não estratégicas.
Para tanto, uma ótima dica é usar a matriz do tempo. Ela divide as tarefas em importantes e não importantes; depois em urgentes e não urgentes. Faça breves reuniões matinais e mostre a equipe o que realmente importa e que deve ser visto como prioridade.
Crie uma cultura de produtividade
A cultura refere-se aos valores e crenças compartilhados dentro da empresa, mas e quando tudo isso está voltado para a produtividade? Essa é a estratégia da AmBev, que, estimulando seus funcionários a pensarem como “donos”, criou uma cultura de grandes resultados.
Para isso, além de objetivos ambiciosos, deve-se estabelecer um forte senso de meritocracia. Todos os profissionais precisam entender que serão recompensados (em termos de cargos, bonificações e salários) de acordo com suas conquistas para a empresa.
Inicie um processo de gestão à vista
Cada vez mais praticado, a gestão à vista contribui para estimular o alto desempenho e permear a crença de transparência na empresa. Para ficar claro, essa estratégia consiste em deixar alguns indicadores (como o nível de penetração no mercado, satisfação dos clientes, taxa de conversão, turnover etc.) visíveis em painéis para os colaboradores.
Essa estratégia deve começar na definição e acompanhamento dos indicadores que mais importam para a empresa. Depois, basta compartilhá-los com as equipes de alta performance.
Defina as metas em OKRs
É cada vez mais comum a construção de metas no formato OKR (Objectives and Key Results). Elas são mais fáceis de desdobrar, compreender e contribuem para estimular toda a equipe. No Brasil, essa ferramenta é aplicada por empresas como Nubank e OLX.
A definição da OKR começa ao estabelecer um grande objetivo, como “ser a empresa líder de participação no mercado no primeiro semestre de 2018”. Depois, é preciso desmembrar esse objetivo em pequenos resultados-chave, tais como:
- maximizar em 15% o Market Share;
- reduzir em 30% o Churn;
- otimizar em 40% o Net Promoter Score.
Invista na prática de feedback
Para finalizar, é importante lembrar da importância do feedback. Esse processo consiste no retorno de informações para os profissionais, objetivando manter, motivar ou eliminar determinados comportamentos. É indispensável que o líder ofereça contínuos feedbacks, mostrando que está observando o desempenho da sua equipe.
Veja, essas são dicas importantes. Nunca esqueça de gerenciar as atividades diárias, inspirar a alta produtividade, iniciar a gestão à vista, definir OKRs e dar constantes feedbacks. No final, além das equipes, todo o empreendimento será beneficiado.
Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para administrar suas equipes de alta performance? Então aproveite para compartilhar suas sugestões ou dúvidas, deixe seu comentário!