
Inteligência relacional: o que é e qual sua importância?
27 de novembro de 2017Como fazer uma gestão de tempo eficiente e ter melhores resultados?
30 de novembro de 2017Durante muito tempo, as grandes corporações focaram nas habilidades racionais de uma pessoa. Esse fator é muito importante, mas quando se trata de exercer liderança, ele deve vir acompanhado da inteligência relacional.
Gestores que não desenvolvem essa habilidade podem até saber lidar com as pessoas e enfrentar situações de pressão com calma ?— ?a chamada inteligência emocional ?—?, mas ainda assim falhar em realizar projetos importantes e fazer o negócio continuar crescendo.
Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre a inteligência relacional e como desenvolvê-la? Continue lendo nosso post para encontrar as respostas!
Entenda o que é inteligência relacional
Em termos simples, inteligência relacional é a capacidade de uma pessoa criar relacionamentos que valham a pena. Em ambientes corporativos, aqueles que conseguem desenvolver bem essa característica criam uma rede de contatos, capaz de fomentar a inovação, o aprendizado e, consequentemente, resultados melhores.
Esse termo foi criado pelas especialistas em liderança e carreira Erica Dhawan e Saj-Nicole Joni. Essa habilidade já se tornou muito importante e em alguns anos será ainda mais.
Hoje, já possível observar pessoas que fazem bom uso da inteligência relacional. Um bom exemplo disso são os atletas, como Michael Phelps, da natação, Usain Bolt, do atletismo e o Neymar, jogador de futebol brasileiro.
Essas pessoas mundialmente reconhecidas pelos seus talentos se cercaram de profissionais (médicos, consultores, técnicos e outros) para ajudá-los a desenvolver ao máximo as suas habilidades.
Conheça 3 benefícios de usar a inteligência relacional
Agora que você já sabe o que é, que tal analisar algumas vantagens que a inteligência relacional traz para você? Confira agora 3 benefícios que separamos:
1. Aumento da produtividade
A produtividade passa a aumentar a partir do momento em que é possível contar com as pessoas certas, ou seja, os colaboradores com as habilidades corretas para a função que exercem. Os problemas serão resolvidos rapidamente e de forma definitiva.
2. Colaboração eficiente
Em um ambiente corporativo, contar com profissionais dispostos que saibam onde executar melhorias é fundamental para o desenvolvimento da empresa. É possível desenvolver ao máximo os processos que o negócio usa.
Pessoas que usam suas habilidades nas tarefas certas tendem a estar mais dispostas a colaborar e produzir resultados melhores.
3. Poder de persuasão
Ao mostrar resultados e se provar como um líder eficaz, que além de manter bons relacionamentos é também capaz de trazer resultados, torna-se mais fácil convencer outros a seguir suas visões de negócio.
Saiba como desenvolver a inteligência relacional
Para adquirir a essa qualidade é de extrema importância que você conheça as suas características. Para isso, vale a pena fazer exercícios de autoconhecimento, que o ajudarão a descobrir se tem as 5 atitudes necessárias para um líder com inteligência relacional:
- prestar atenção ao que fala para desenvolver relacionamentos de qualidade;
- saber a hora certa de questionar — procurar meios de ser mais eficiente é bom, mas ficar questionando cada detalhe de tudo que é feito prejudica o ambiente de trabalho, deixando o clima pesado;
- ser adaptável — antes de tomar alguma postura, procure entender o ambiente em que as pessoas vivem e se adéque a ele;
- para se relacionar bem com as pessoas é essencial retribuir; apenas pedir pode desgastar o relacionamento entre você e os seus colaboradores;
- conhecer pessoas fora do ambiente virtual — a internet ajuda muito a se criar relações, mas ver uma pessoa ao vivo aumenta a possibilidade de ela lembrar de você.
Visto que alcançar o autoconhecimento não é uma tarefa fácil, você pode buscar a ajuda de um coach que vai lhe ajudar em todo esse processo de descoberta.
Gestores que conseguem conciliar a inteligência racional com a inteligência relacional tendem a guiar com mais facilidade a sua equipe para o sucesso. Por isso, sempre procure meios de melhorar as suas habilidades relacionais e se tornar um bom líder.
Se você gostou de saber como usar a inteligência relacional no processo de liderança e quer ter acesso a mais conteúdos de qualidade, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!