Você sabe a importância do ambiente de trabalho harmonioso?
17 de julho de 2017Comunicação interpessoal e tecnologia: é possível unir as duas coisas
1 de agosto de 2017Dentro das organizações e no comando das empresas, já ouvimos falar que há dois tipos de figuras administrativas. Mas você entende a diferença entre chefe e líder?
A comunicação interna é imprescindível para o sucesso da empresa e isso é conquistado por grandes líderes, que tornam o ambiente sadio, acolhedor e estimulam a produção com base no respeito mútuo e confiança.
Para você entender melhor a diferença, nós vamos te apresentar 4 características comportamentais que acontecem nas empresas, para que você possa entender e/ou identificar se é um chefe ou um líder. Não perca!
1. Comportamento diante da equipe
Chefe
Dá ordens de trabalho deixando bem claro a representação hierárquica, com ar de superioridade, monitorando todos os seus funcionários em busca de um erro para poder aportar. Não sabe se expressar direito. Quando sai do ambiente, normalmente é um grande alívio e todos temem a sua presença.
Líder
Mantém a equipe motivada, fazendo com que ela se sinta como parte de um todo, demonstrando que todos juntos podem conquistar grandes benefícios e crescer. É comunicativo, respeitado e não é visto como uma figura de temor.
2. Prática de feedbacks
Chefe
Ou não dá nenhum feedback para os funcionários, de forma que eles não sabem se estão no caminho certo ou se estão errando; ou presta os feedbacks na frente de todos, como uma forma de chamar a atenção para os que estão errados, de forma constrangedora. É uma atitude inadmissível apontar um erro na frente de mais pessoas!
Líder
Tem a profunda admiração dos funcionários por sempre fazer elogios em público e, individualmente, com respeito e atenção, apontar os erros e instruir sobre o que eles podem (e isso inclui o líder!) fazer para mudar as situações que podem ser melhoradas.
Um bom exemplo para esse caso são as práticas adotadas pelo CLSB, onde, no workshop Feedback, o “faça o que deve ser feito”, é aprofundado.
3. Impacto na produtividade da equipe
Chefe
Limita e define a área de atuação do subordinado, sua principal preocupação é, sempre com ar de desconfiança, saber o que os funcionários estão fazendo naquele momento. Isso faz com que a equipe trabalhe desmotivada e desconfortável, pois não há confiança em seu trabalho.
Líder
Pratica a Liderança Situacional®, estimulando a autoliderança e autogestão da equipe, gera aprendizado, confia em seu time e transpassa o sentimento de que todos precisam, juntos, dar o seu melhor, estimulando o crescimento individual e coletivo, de forma que todos trabalhem tranquilos e, consequentemente, sejam mais produtivos.
4. Preocupação em educar e desenvolver a equipe
Chefe
Gerencia por meio de ordens, pensa em curto prazo, está preocupado apenas com a manutenção da empresa (“nem pensar em mudar nada!”), pensando apenas nos resultados e lucros. Ignora o desenvolvimento e evolução da equipe.
Líder
E um facilitador, está sempre estimulando a aprendizagem, pensa a longo prazo, instiga os funcionários a pensarem além para trazerem ideias inovadoras. Entende que os resultados e lucros são importantes, mas busca isso com o bom relacionamento e desenvolvimento de sua equipe.
Agora que você aprendeu a diferença entre chefe e líder, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que todos os seus amigos e, quem sabe, gestores deem uma olhada no material!