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27 de julho de 2017Conquistar um ambiente de trabalho harmonioso é uma tarefa difícil, porém essencial. Diante de tantos funcionários com perfis diferentes e com tantos desafios diários a serem vencidos, essa missão se torna ainda mais árdua.
A parte mais complicada é o processo de implantação de medidas e construção de uma cultura organizacional voltada para um ambiente saudável. São muitos os gestores que desistem nessa etapa devido a falta de preparo e foco.
Mas por que insistir em algo que demanda tanto tempo? Quais são as ações que podem ser realizadas para atingir o sucesso? Continue a leitura e descubra!
Qual a importância de investir no local de trabalho?
Uma pesquisa realizada por Elton Mayo, em 1927, identificou que o principal estímulo para o aumento da produtividade era a interação interpessoal. Esse estudo comprovou que o trabalhador precisa se relacionar bem com os colegas para estar motivado.
Em um local de trabalho onde não predomina a harmonia entre os colegas, podemos encontrar diversos empecilhos para manter o bom rendimento. Fofocas, estresse, baixa produtividade, alto turnover e dificuldade em promover são apenas alguns exemplos.
Essa lista de prejuízos mostra o que muitas empresas insistem em não ver: de nada adianta economizar tempo e dinheiro com a gestão de pessoas. Com o tempo, o custo para solucionar os conflitos se tornará maior do que seria para manter a harmonia.
Como manter um ambiente de trabalho harmonioso?
Realize pesquisas de clima periodicamente
A pesquisa de clima é responsável por levantar quais são os problemas de relacionamento na equipe segundo a percepção dos próprios colaboradores. É uma ótima alternativa para evitar que os conflitos se agravem e para conhecer melhor o grupo.
Essa atitude também vai mostrar aos colaboradores que você se preocupa com o bem-estar deles. Fofocas, especulações e mal-entendidos são os principais responsáveis por prejudicar a relação entre os colegas e podem ser evitados com essa ferramenta.
Invista em um local de descontração
Uma boa máquina de café, música ambiente no horário de intervalo, cadeiras confortáveis, iluminação adequada e limpeza são alguns exemplos de fatores que potencializam a interação entre pessoas e ajudam a diminuir o estresse do dia a dia.
Algumas empresas não possuem espaço suficiente para direcionar uma sala específica para descontração. O ideal, nesses casos, é escolher o refeitório ou outro lugar em que os funcionários fazem o intervalo, para investir e deixar o ambiente mais leve.
Horário de trabalho flexível
O objetivo dessa técnica é fornecer aos trabalhadores um horário de trabalho alternativo, que melhor se encaixe nas necessidades do funcionário e da empresa. Em troca, o funcionário deve garantir que os prazos e metas sejam alcançados.
Para dar certo, o gestor precisa ter uma estratégia e um planejamento bem definidos. Além de aumentar a motivação e diminuir o estresse do colaborador, essa atitude pode poupar recursos financeiros.
Existem diversas ferramentas que contribuem para um ambiente de trabalho harmonioso. Todavia, é importante ressaltar que é fundamental conhecer sua equipe para conseguir obter sucesso.
O que achou das nossas dicas? Conhece alguma outra dica para manter o ambiente de trabalho harmonioso ou ficou com alguma dúvida? Então compartilhe com a gente nos comentários abaixo!