Comunicação interpessoal e tecnologia: é possível unir as duas coisas
1 de agosto de 2017É possível fazer sua equipe entregar ótimos resultados em conjunto!
4 de agosto de 2017O mercado de trabalho é pulsante, exigente e inovador. Todos precisam fazer mais com menos, em menor tempo e com menos recursos. A solução é potencializar suas habilidades, de seus liderados, minimizar conflitos e avançar.
Daí surgiu a importância do coaching no mundo corporativo. Essa metodologia de desenvolvimento e capacitação utiliza técnicas e ferramentas para motivar pessoas a saírem da zona de conforto e alcançarem seus — novos — objetivos.
Sim, depois de passar por esse processo de transformação seus objetivos poderão ser outros, seus conceitos e percepções também estarão mudados. Com certeza, você não será mais o mesmo. Continue a leitura e entenda o que é, como funciona e que resultados essa metodologia pode trazer a você e à sua carreira.
O que é coaching?
O profissional que aplica essa metodologia é chamado coach, enquanto seu cliente é denominado coachee. Derivado da palavra em inglês para “técnico”, o processo é, literalmente, como se você tivesse um técnico altamente gabaritado dedicado exclusivamente ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Diferentemente de outras técnicas, o coach não tem todas as respostas, nem se pretende que tenha. Mas ele é o responsável por, junto com o cliente (coachee), construir caminhos de forma a encontrá-las. Somos resultado de nossas experiências, escolhas e aprendizado. Nossas percepções conduzem nosso comportamento, às vezes para direções pouco promissoras ou produtivas.
O que o coach faz é conduzir o coachee na identificação das percepções e facetas de comportamento que o trouxeram ao estágio atual. Não existe certo ou errado, mas unicamente causa e efeito.
Como é o processo?
Existem algumas etapas a serem vencidas e, de forma resumida, vamos falar de algumas muito importantes.
Autoconhecimento
Somente depositamos confiança em quem conhecemos bem. O que acontece se não nos conhecemos o suficiente? Nossa autoconfiança diminui a níveis abaixo do necessário para atingirmos nossos objetivos.
O coaching promove o autoconhecimento, pois o coach leva o coachee a listar seus pontos fortes e de melhoria, buscando entender que percepções construíram suas virtudes e quais foram as que geraram seus defeitos. O principal é saber fazer as perguntas certas, e as respostas começarão a construir o caminho.
Autoconfiança
Conhecidos os pontos de melhoria, ficará mais fácil determinar os limites a serem respeitados e evitados, assim como aqueles a serem confrontados. O confronto de certos limites ajuda a destruir fantasmas e percepções que tanto limitaram seu desenvolvimento.
Em paralelo, consciente de seus pontos fortes, sua autoconfiança crescerá. Com a autoconfiança em níveis mais altos, chegou a hora de estabelecer novos objetivos.
Estabelecimento de objetivos
A promoção do autoconhecimento e o fortalecimento da autoconfiança o ajudarão a estabelecer objetivos condizentes com sua real capacidade, não apenas baseados em suas crenças. Essa atitude tornará mais factível sua realização dentro dos prazos estabelecidos e a criação de novos objetivos.
Percebe o círculo virtuoso que se gerou? Sem falar na satisfação pessoal, na motivação e na mudança de comportamento. Mais do que simplesmente perceber as mudanças, sua equipe será contagiada e influenciada por sua motivação.
Ferramentas e habilidades
Nessa etapa o coach o ajudará a escolher ferramentas de medição dos resultados, participando ativamente no acompanhamento. Mas o mais importante agora é descobrir que habilidades você desenvolveu nesse processo.
Começando pela inteligência emocional, habilidades como resiliência, empatia, automotivação e autocontrole o tornarão um líder capaz de desenvolver e gerar novos líderes, além de potencializar o trabalho em equipe.
A comunicação mais clara e transparente minimizará a quantidade de ruídos entre você, o time, pares e conselho, tornando resultados mais facilmente alcançáveis e permitindo o estabelecimento de novos objetivos com maior precisão.
Finalmente, mas não menos importante, a análise conjunta de processos e técnicas de gestão fluirá com maior leveza e efetividade, melhorando o clima organizacional como um todo.
Agora que você percebeu a importância do coaching para sua vida e carreira, compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais e espalhe estas dicas!