
Saiba como administrar equipes de alta performance
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25 de setembro de 2017o que é e como trocar feedback?
Muitos gestores temem os momentos em que precisam conversar com sua equipe, dando um reporte detalhado sobre desempenho e produtividade. A grande verdade é que muitos líderes não sabem como trocar feedback e como isso impacta no rendimento dos funcionários.
Neste artigo, reunimos algumas dicas para você saber quando e como dar feedback para a sua equipe. Continue a leitura e confira!
Entenda o que é feedback
Em resumo, o feedback é o retorno que uma empresa ou pessoa dá sobre o comportamento, uma postura ou diante de um acontecimento envolvendo uma outra pessoa ou a equipe. Destacamos algumas funções para o feedback: clarear as expectativas, reconhecer e valorizar o trabalho bem feito e propor melhorias no desempenho individual e coletivo. A prática de dar e receber feedback é a forma mais efetiva de impulsionar e aumentar a confiança dos funcionários.
Esses momentos entre líderes (lembrando que, para nós, liderar é influenciar o comportamento de outra pessoa) e colaborador contribuem para o aprimoramento de habilidades, solução de problemas e potencialização dos resultados de uma equipe. Ainda que muitos gestores fiquem incomodados, os ganhos para a empresa compensam o desafio.
Prepare-se antes de dar feedback
Ainda que pareça óbvio, é importante que você se prepare antes de dar um feedback para o seu funcionário. Esse processo pode tomar um tempo, mas essa dedicação fará com que seja mais fácil lidar com esse momento.
Você pode, por exemplo, anotar quais os principais aspectos que devem ser abordados. Pode ser um documento de texto, uma planilha ou o formato que achar mais conveniente. Dessa forma, você já estará habituado aos pontos que devem ser destacados e poderá falar com mais naturalidade sobre eles.
Valorize os acertos
Surpreenda as pessoas fazendo a coisa certa. Não espere o comportamento completamente certo para reconhecer e valorizar um trabalho bem feito.
Seja claro no seu posicionamento
Apontar falhas ou defeitos nunca é uma situação fácil, independentemente da experiência de um gestor. No entanto, essa é uma etapa importante e que deve ser realizada no dia a dia de trabalho.
Por isso é importante conhecer a dominância cerebral do liderado e descrever muito bem o fato, mantendo sutileza e sem constranger o seu funcionário.
Utilize frases em primeira pessoa
Prestar atenção à maneira e aos termos durante essas conversas é um aspecto fundamental para esse tipo de reunião. Para isso, a recomendação geral é sempre usar frases em primeira pessoa com o intuito de amenizar o tom do diálogo.
Dê o feedback imediatamente
Uma das principais falhas dos gestores é a demora em repassar o feedback aos funcionários. Se uma falha ou queda no desempenho aconteceu, não espere semanas para conversar com seu colaborador.
Pare, prepare-se e o quanto antes mostre seu olhar sobre determinado acontecimento. Demorar muitos dias ou semanas para dar um feedback fará com que o fato perca a importância.
Peça mudanças de postura
Seja ela individual ou coletiva, se você detectou uma falha é importante usar o feedback como forma de cobrar uma revisão na postura de seu time. Explique de maneira clara em que aquele funcionário errou e quais novas atitudes você gostaria que ele assumisse.
Acompanhe o comportamento posterior
É comum que alguns líderes repassem um feedback, mas sem acompanhar posteriormente a evolução na postura do colaborador. E é em função disso que monitorar o comportamento do seu funcionário dará a você uma dimensão da efetividade daquele feedback.
Além disso, essa é uma forma de mensurar o comprometimento de sua equipe em apresentar melhoras na postura. Quando necessário, é importante reforçar sua posição diante de um determinado comportamento e enaltecer o esforço de seus funcionários.
Saber como trocar feedback é uma tarefa muito importante para um gestor. Mais do que apenas apresentar um punhado de críticas ou elogios, sua finalidade é fazer com que seu funcionário ou equipe entendam as motivações por trás daquele reporte. Consequentemente, eles se sentirão motivados a superar certas falhas ou limitações.
Se você gostou das dicas sobre como trocar feedback, aproveite e confira mais um de nossos artigos: “Entenda o que é assessment e quais são seus benefícios“!