O que é avaliação de desempenho e como fazer em minha empresa?
19 de outubro de 2017Conheça 5 métodos incríveis para medir a produtividade da equipe
8 de novembro de 2017Qual é o novo papel do Líder na indústria 4.0?
O líder é uma peça fundamental para o alinhamento das equipes de trabalho e para o alcance de resultados exponenciais pela empresa. Mas é importante destacar que hoje, em meio a indústria 4.0, é necessário que a liderança assuma uma nova forma de pensar, agir e reagir.
Considerando isso, criamos um guia incrível para você. Hoje, vai entender com clareza o que é indústria 4.0, seus impactos na gestão empresarial e o papel do líder em meio a tudo isso. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
Afinal, o que é indústria 4.0
O mercado tem mudado a passos largos, e a maior prova disso é a chegada da indústria 4.0. Esse nome se refere a quarta revolução industrial, também conhecida como a era da inteligência.
Até hoje, houve três revoluções, sendo marcadas, respectivamente, pelo surgimento da máquina a vapor, produção em massa e integração dos mercados. Em todas, houve mudanças drásticas nas relações entre líderes e subordinados.
A indústria 4.0 possui característica peculiares, ela é reconhecida pelo surgimento da inteligência artificial, internet das coisas, nanotecnologia e outras tecnologias. Todas possuem um imenso poder de transformar as relações comerciais e a sociedade em geral.
O papel do líder nesse contexto
A realidade é que o papel do líder tem se mantido o mesmo ao longo das últimas décadas. Imagine um gerente de produção, seu papel é garantir o cumprimento das metas, a eficiência e volume de produção, conduzir o time à ação, identificar desvios de padrões, etc.
A questão é que a forma como os resultados são alcançados tem mudado muito. Hoje, por exemplo, não basta o poder da coação para aumentar a produtividade do time. É preciso desenvolver uma posição de autoridade, ou melhor, ser o exemplo no dia a dia.
Assim, jargões como “faça o que eu falo, e não o que eu faço” ou, ainda, “aqui, quem manda sou eu” são cada vez mais ineficazes. Os talentos respondem muito mais à autoridade, que é desenvolvida pelo modelo exemplar diário, e não por ameaças infundadas.
Além disso, é preciso que o líder assuma o papel de coach (ajudando seus colaboradores a crescerem) e conector (contribuindo para que a equipe atue em sintonia). Desse modo, melhores resultados podem ser alcançados e todos são beneficiados.
Principais passos para a mudança
Em pesquisa da Deloitte, 78% das empresas acreditam que a liderança transformacional e digital é importante; 48% afirmam que é muito importante. Por isso, é preciso conhecer os principais passos para se adequar a essa nova realidade.
Além das características já citadas, como a capacidade de conectar e desenvolver pessoas. É preciso que o líder moderno assuma uma postura diligente, ou melhor, deve se comprometer pessoalmente com os resultados desejados. Não basta mais dizer o que deve ser feito, é preciso colocar a “mão na massa” e estar ao lado da sua equipe em cada desafio.
Outro aspecto importante é a vontade de se aprimorar continuamente, como um esportista profissional que busca diariamente pelo alto desempenho. Para tanto, é preciso investir em programas de desenvolvimento de liderança, mentoria e coaching.
Veja, agora você está por dentro do assunto. A quarta revolução tem provocado mudança reais no mercado, e é preciso que os líderes e empresas se adaptem a ela. Nesse processo, será indispensável a aquisição de novas habilidades, conhecimento e atitudes.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre como se preparar para a indústria 4.0? Entre em contato conosco e veja as soluções que temos para você!